Há mais de 100 anos, o bisavô de Jacopo Biondi Santi praticamente inventou o Brunello di Montalcino, um vinho tinto da Toscana que era pouco conhecido até o final do século XX. Seu pai, Franco, tornou-o uma estrela mundial.
Um vinho rubi pálido feito inteiramente da casta Sangiovese, que era tipicamente severo e angular na sua juventude, mas o qual envelhecendo-o 15 anos ou mais anos, revelava uma pureza e complexidade que desmentia a sua juventude austera.
Atualmente é uma das Casas italianas mais conceituadas e reconhecidas, gozando o seu vinho de enorme popularidade.
Brunello di Montalcino Riserva
O ex-libris do Brunello de Montalcino!
É colhido das vinhas mais antigas da propriedade, com mais de 25 anos.
Perfumado e carregado de elegância, este Brunello deslumbrante mostra a marca da elegância e estrutura da propriedade, abrindo com atraentes aromas de rosa, íris, bagas vermelhas selvagens e um cheiro de couro novo.
O paladar vibrante é deslumbrante e quase etéreo, oferecendo sabores de suculenta cereja vermelha, romã, anis estrelado e uma pitada de chão da floresta. Taninos tensos e polidos e acidez brilhante proporcionam um equilíbrio impecável.
Possui uma longevidade impressionante de 70-80 anos.
13.5
18º
Sangiovese
Pratos de carnes vermelhas e caça
Rosso di Montalcino
A etiqueta Rosso di Montalcino vem das vinhas mais jovens da casta Sangiovese Grosso (entre 5 e 10 anos de idade) de Greppo Estate.
Estagiam 12 meses em barris de carvalho eslavo da mesma idade das vinhas e é um vinho pronto para beber, jovem e frutado.
De cor vermelha rubi bastante intensa, no nariz é perfumado, intenso e elegante com um concentrado de sugestões de geleia de frutas vermelhas apoiadas por especiarias, cacau e tabaco.
Rico e cheio de paladar, com taninos vivos bem integrados, notas de cravo e um toque subtil no final.
13.5
16-18º
Sangiovese
Pratos de carnes brancas e também cogumelos
Rosso di Montalcino Fascia Rossa
A Tenuta também produz um Rosso di Montalcino que é produzido das vinhas Sangiovese com mais de 10 anos de idade, a “Fascia Rossa”- o “descendente direto de Brunello”, mas classificado ao longo dos anos com um padrão sazonal não ideal e, portanto, vinho com características consideradas insuficientes para o grande Brunello di Montalcino.
De cor vermelho rubi intenso, apresenta um bouquet com notas de rosa e íris, com um paladar macio, equilibrado e quente, mas ao mesmo tempo salgado e persistente.
13.5
16-18º
Sangiovese
Pratos de carne de porco, caça e pasta.
Annata
O Annata é produzido a partir de vinhas Sangiovese entre 10 e 25 anos de idade e é envelhecido 36 meses em barris de carvalho eslavo.
A característica básica do Brunello de Greppo Biondi Santi é a sua longevidade. O tipo Annata varia entre 20 e 40 anos e para permitir que o sabor se desdobre plenamente, a garrafa deve ser aberta e um pouco de vinho decantado, pelo menos 8 horas antes de beber, à temperatura de 18°C.
É composto de uvas saudáveis, com peles grossas e ricas em cores. Tom médio intenso alaranjado, é extremamente refinado no nariz misturando ameixa, cereja, havana e temperos suaves.
Os taninos são bem sedimentados e sedosos no palato e são levantados por uma onda cheia e etérea, mas notavelmente fresca. Elegante e delicado.
13.5
16-18º
Sangiovese
Pratos de carnes vermelhas e caça