A Maison Paul Jaboulet Aîné foi criada em 1834 através da conjugação mágica de uma terra fértil numa encosta pelo Rhône e uma família com paixão pela vinificação.
Ao longo dos anos, os Domaines Paul Jaboulet Aîné tomaram posse das melhores denominações do norte do Vale do Rhône, incluindo Hermitage e Crazes Hermitage, mas também Saint -Joseph, Cornas e Saint-Peray, e depois Côte Rotie e Condrieu.
Em 2006, a família Preys, uma família de longa data na região de Champagne e proprietários de Chateau La Lagune em Bordéus, assumiram a Maison Paul Jaboulet Aîné.
Caroline, a filha mais velha da família, trabalha com as suas equipas, onde usam métodos biodinâmicos em busca da perfeição.
Paralléle 45 Blanc
Possui uma combinação de cheiros do “exterior”: ar fresco, margarida, favo de mel, relva molhada. Esses prazeres aromáticos são comprimidos e congelados no palato, o que reflecte os sabores semelhantes de uma maneira mais enxuta, com citrinos cristalinos, mel, acidez e um acabamento mineral calcário.
A generosidade do nariz contrasta-se com a austeridade do paladar, mas essa separação acentuada desperta a curiosidade e pede para se provar mais.
13,5
10-12º
Grenache Blanc, Marsanne, Viognier, Bourboulenc
Marisco, carnes brancas, como galinha e perú
Parallále 45 Rouge
O Paralléle 45 é um equilíbrio perfeito entre as duas grandes variedades de uva do vale do Rhône: Syrah e Grenache Noir.
Boa profundidade de cor escura e rubi, com nariz de frutas vermelhas abertas e picante.
No paladar, o vinho está cheio de frutas, com um bom equilíbrio entre frutas maduras e suculentas; taninos arredondados.
13,5
14-15º
Grenache e Syrah
Carnes brancas e vermelhas, churrascos e queijos.
Cr. Hermitage Les Jalets Blanc
Fresco e suave, Les Jalets Blanc de Crazes-Hermitage revela o carácter de um branco maduro e intenso.
Suculento, salivante, equilibrado e fresco, entrega-se sem restrições com notas florais e frutos brancos.
É aveludado e cheio de energia.
De cor ouro brilhante, no nariz apresenta aromas de limão cristalizado misturado com notas de marmelada.
14
10-12º
100% Marsanne
Carnes brancas e legumes.
Cr. Hermitage Dom. de Thalabert
Este vinho provem das primeiras vinhas pertencentes a Paul Jaboulet Aîné – compradas em 1834. Também detém a distinção como o vinhedo mais antigo da denominação, considerado coma o ponto de referência para Crozes-Hermitage, com a capacidade de envelhecer por décadas.
De cor rubi violeta, no nariz mostra aromas de frutas pretas, mirtilos e alcaçuz.
Acabamentos extremamente longos, carnudos e doces, proporcionando um intenso impulso mineral, uma subtil nuance de pimenta e taninos juvenis.
13
16-18º
100% Syrah
Carnes de caça ou risottos
Chateauneuf-du-Pape Les Cédres
Os diferentes terroirs que compõem este cuvee representam a diversidade de solos encontrados em Châteauneuf du Pape.
A Grenache vem de terraços de argila e calcário, a Mourvèdre é cultivado em solos mais arenosos e a Cinsault é cultivado nos famosos seixos da região. O nariz é poderoso e aromático, com notas frutadas e ligeiramente a anis. Na boca, o ataque é franco com um bom equilíbrio de frescura e notas de fruta branca.
O acabamento é persistente com um lado doce.
14,5
16-18º
Grenache, Cinsault, Mourvedre
Carnes de caça ou risottos
Hermitage La petite Chapelle
As diferentes parcelas das propriedades, localizadas na colina do Hermitage, são vinificadas separadamente até a montagem final, que ocorre um ano após a colheita.
Daí são desenvolvidos os 2 cuvées distintos de Hermitage, um dos quais este “second vin” do mítico La Chapelle.
De manto quase preto, com um bonito brilho. O nariz é intenso e oferece notas de especiarias doces e pimenta, flores e compotas de fruta.
O paladar é poderoso e equilibrado, onde os taninos estão la presentes mas flexíveis.
14
14-16º
100% Shyrah
Pratos de borrego e cabrito
Hermitage La Chapelle
O ex-libris da Paul Jaboulet Aîné! Mundialmente reconhecido, foi baptizado em homenagem à capela construída no século XIV por um Cruzado, na encosta do Rhône, onde hoje as vinhas crescem.
De cor vermelha rubi intensa e compacta, tem um aroma atrevido e complexo no nariz revelando a uva Syrah no seu esplendor.
Os frutos negros são numerosos, polvilhados com especiarias doces com uma madeira absolutamente encantadora.
O paladar é cheio e opulento a acariciar as taninos. O acabamento permanece longo e sólido.
14
16-18º
100% Shyrah
Carnes de caça ou risottos